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Sustentabilidade - Borracha Pneu -Borracha de pneu vira matéria-prima de bolsas e acessórios sustentáveis

Inspiração, amizade e consciência ambiental compõem o espírito de uma marca de Porto Alegre que transforma a borracha de pneus e até os tecidos de guarda-chuvas em bolsas totalmente sustentáveis. 

Criada em 2010 pela publicitária Adriana Tubini e pela estilista Itiana Pasetti, a grife usa matérias-primas alternativas para criar acessórios diferenciados. A marca, chamada Vuelo, significa voo em espanhol e ilustra o conceito da marca, de alçar voos cada vez maiores, de acordo com as sócias. O primeiro produto a ser desenvolvido com os dois materiais reciclados foi uma weekend bag (bolsa de final de semana). 

Atualmente, a empresa produz uma linha que vai de bolsas e mochilas até capas para tablets e cadernetas de anotação. Para dar forma a cada uma das criações, são usados materiais repletos de história e "quilômetros rodados", como diz Itiana. A modelagem fica a cargo das duas sócias. Já a borracha utilizada é recolhida por uma pessoa que passa em diversas borracharias de estrada e pequenas fábricas que arrumam câmara de pneus. O tecido dos guarda-chuvas, que vira o forro das bolsas, é separado por coletores de lixo seco. Marca transforma borracha e tecidos de guarda-chuva em bolsas e acessórios sustentáveis (Foto: Divulgação/Vuelo)

Marca transforma borracha e tecidos de guarda-chuva em bolsas e acessórios sustentáveis (Foto: Divulgação/Vuelo) Feita a seleção, o material separado segue para uma equipe que higieniza cada peça. Depois a borracha e o tecido são enviados para São Leopoldo, no Vale do Sinos, onde cada peça é costurada pelas mãos de um casal. "Todos fazem parte da Vuelo, os chamamos de 'vuelistas'. 

Remuneramos todos os envolvidos no processo. É como uma espécie de coletivo, onde todo mundo trabalha junto. A empresa não é um produto, é um projeto de ideias onde as bolsas são apenas uma parte do todo", explica Itiana. Bolsas, mochilas, capa para cadernetas, tables e notebooks são algumas das peças produzidas pela marca (Foto: Divulgação/Vuelo)

Cada peça é única, seja pela textura da borracha que estampa, pelos forros multicoloridos ou pelo trabalho quase artesanal. 

No caso de a peça ficar velha, a empresa tem uma logística reversa para dar um fim consciente aos materiais, impedindo que voltem a ser resíduos. A estratégia da empresa é fazer a diferença, criando novas formas de estar no mundo. Tanto é que a empresa não tem loja própria. Faz menos de seis meses que o negócio de Itiana e Adriana ganhou o mercado de Porto Alegre. 

As peças são comercializadas em lojas coletivas, butiques e através do site da marca. "Não temos vontade de abrir uma loja física. Começamos com a venda no site e faz uns cinco meses que estamos com a comercialização em lojas multimarcas", diz Itiana.

Fonte: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/meu-
Categoria: Geral


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